Tarefa

Olá cursistas,

 

Seguem as orientações para realização da atividade complementar desta semana do curso Formação em Brinquedistas 2016:

 

Com base nos saberes compartilhados nos dois primeiros encontros de nosso curso sobre os conceitos de LUDICIDADE e CULTURA INFANTIL, fale como os profissionais da Educação Infantil podem explorar a ação do BRINCAR nos processos educativos dentro das unidades escolares, e como isso pode contribuir para o desenvolvimento da criança.

 

Para auxiliar sua reflexão, assista ao documentário ‘Babies’.

A atividade é individual e deve ser realizada até o próximo dia 25/05.

*Coloque seu nome e unidade escolar ao final da resposta.

 Poste sua resposta abaixo:

59 respostas para ‘Tarefa

  1. vanessa carolina roveda

    Em conversa com a equipe escolar, chegamos a conclusão que a criança no ato de brincar se comunica consigo mesma e com o mundo, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e se desenvolve integralmente, e desenvolve a socialização. Através do brincar muitas vezes as crianças reproduzem o que vive, assim desenvolvendo também autonomia e criatividade. Mesmo em culturas onde crianças ainda é forçada a trabalhar elas acham uma forma de transformar o trabalho em brincadeira e sempre acabam achando um tempo para brincar com outras crianças.
    O brincar tem que ser desenvolvido também pelos adultos através de momentos lúdicos prazerosos, ajudando formar um cidadão moral e social.

    Curtido por 1 pessoa

    • Alessandra Flores Siqueira CEI ''IRMÃO MARIANO DIAS''

      São quatro crianças de nacionalidade diferente, percebendo traços de desnutrição, trabalho infantil, condições social diferente, cultura diferente.
      Outro lado crianças bem alimentadas, primeira infância bem trabalhada, mas todas encontram a alegria em suas brincadeiras.

      Curtido por 1 pessoa

    • leticia carina de souza melo- CEI Irmão Mariano Dias

      Observamos que , independente de raça , classe social e cultural as crianças necessitam das mesmas coisas, para o seu desenvolvimento e crescimento , precisam de amor materno , carinho e o momento de brincar umas com as outras, apesar de muitas dificuldades e pobreza onde muitas perdem a maior parte de sua infância com trabalho escravo e desumano.
      O brincar é muito importante pois com ele , se desenvolve vários sentidos , sensações que são extremamente importante , para serem pessoas felizes e bem resolvidas !!!

      Curtir

  2. Alessandra Inácio (Cemei Aracy Panazzolo de Mattos)

    Conhecendo os espaços lúdicos de minha unidade escolar e das outras escolas,vi que por maior ou menor que seja,cada um tem seu espaço lúdico já usado ou com possibilidades de uso .O educador pode adequar as brincadeiras a sua realidade, pois o importante para as crianças é brincarem e dependendo da brincadeira a criança pode aprender brincando.O brincar dá asas a imaginação independente da realidade que essa criança vive e uma criança feliz tem um desenvolvimento moral e educacional mais construtivo.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Paula Nicoleti "Cemei Prof Valter Peresi"

    O brincar é de extrema importância para o desenvolvimento integral da criança. Brincando ela explora o seu meio e se relaciona com as demais pessoas.Os professores podem fazer inúmeras brincadeiras que auxiliam nesse processo de descoberta, brincadeiras com música é um exemplo que as crianças se divertem e ampliam seu repertório de palavras, pois auxilia no desenvolvimento da sua comunicação.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Paula Nicoleti "Cemei Prof Valter Peresi"

    A criança brinca e assim se relaciona com o seu meio. Brincado ela se desenvolve, explorando seus sentidos.O professor fazendo uma brincadeira com música, por exemplo ajuda na sua comunicação e também aumenta o seu repertório de palavras, assim as crianças se divertem aprendendo.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Priscila Rocha

    Em conversa com o grupo escolar, observamos que o brincar é de extrema importância, pois quando a criança brinca ela desenvolve muitas habilidades. Quanto mais a criança brinca, mais ela se desenvolve sob os mais variados aspectos, desde os afetivo-emocionais, motor, cognitivo, até o corporal.
    Esse brincar pode ser trabalhado em qualquer lugar, como no vídeo acima tudo gira em torno da cultura lúdica, pois a brincadeira torna-se possível quando apodera elementos da cultura para internalizá-los e criar uma situação imaginária de reprodução da realidade.

    Curtido por 1 pessoa

    • Marilene Paulino Rocha

      O brincar é um dos instrumentos imprescindíveis para o desenvolvimento da criança, o ato de brincar é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança, também no processo de aprendizagem da criança com ser humano, pois não trata só de um momento de diversão, mas ao mesmo tempo, acontece a formação da assimilação de conhecimentos que será levada para sua vida futura. A criança pode brincar da forma mais simples que for, conforme os meios e cultura que lhes são permitidos, mesmo assim o desenvolvimento acontece, o que não pode acontecer é a criança ficar sem brincar. Brincando ela explora inúmeras possibilidades, dando asas as suas imaginações. É a falta desse prazer ou dessa satisfação que pode acarretar na criança alguns distúrbios de comportamento. Toda criança tem necessidade e o direito de brincar, isto é uma característica da infância garantida em Lei. A função do brincar não está no brinquedo, no material usado, mas sim na atitude subjetiva que a criança demonstra na brincadeira e no tipo de atividade exercida na hora da brincadeira. Essa vivência é carregada de prazer e satisfação. As formas que podemos trabalhar com nossas crianças são inúmeras, desde um brincar de faz-de-conta, brincadeiras de rodas, com fantoches, dançar, entre muitas outras trás uma contribuição enorme no desenvolvimento de todos os aspectos, cognitivos, emocional, físico, intelectual.

      Curtido por 1 pessoa

  6. Rosangela

    O que vemos com certeza é que não importa a cultura, o ser humano encontra uma forma de transformar o pouco em muito.
    Sendo sabedores de tal fato cabe ao Educador encontrar formas de utilizar cada vez mais essa sua capacidade de aprender,da forma mais lúdica possível.
    Brincando a criança descobre,aprende e desenvolve a socialização.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Sidilene Aparecida Nogueira Garrido

    Observamos com nosso grupo escolar que o brincar é extremamente importante na educação infantil,pois, a criança desenvolve todos os seus sentidos desde emocional, coordenação,imaginação entre outros .
    Independente do ambiente onde a criança brinca todas são capazes de desenvolver sua criatividade e imaginação necessária para o brincar infantil sendo assim capaz de aprender de uma maneira ludica e prazerosa.
    Sidilene Garrido
    CEMEI Elza Maria

    Curtido por 1 pessoa

  8. Fabiola Aparecida Vidal Pantano

    De acordo como vimos no vídeo e conversa com nosso grupo escolar concluímos que é extremamente importante brincar na educação infantil ´pois neste período a crianças desenvolve todos seus sentimentos emocionais ,imaginação coordenação motora entre outros.
    Independente do lugar ou ambiente que a criança esteja ela é capaz de aprender e desenvolver uma forma lúdica de aprender e transformar se conhecimento infantil.
    Faiola Pantano
    CEMEI Elza Maria

    Curtido por 1 pessoa

  9. Ilza Fernandes Mafra Teodoro

    O vídeo mostra crianças e família em diferentes países com culturas completamente diferentes na questão dos cuidados, higiene, socialização e a valorização do brincar, porém, as crianças de acordo com os recursos que tem sempre conseguem brincar com aquilo que possui no seu ambiente e assim desenvolvem seus aspectos físico, intelectual, social e emocional, cada um no seu tempo dependendo dos estímulos que lhe são proporcionados.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Sandra Regina Sebastião Ferreira

    De acordo com o vídeo que vimos conversamos com o grupo concluímos que não interessa o lugar ou a realidade da criança e muito importante o brincar para o desenvolvimento das criança, pois através da brincadeira desenvolve a coordenação motora, imaginação e também os sentimento emocionais.O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A ideia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.
    Sandra R.S.Ferreira.
    CEMEI Elza Maria.

    Curtir

  11. Rosa Aparecida Nogueira Vieira

    O vídeo mostra crianças e famílias em diferentes países com culturas diferentes.O momento de brincar e muito importante e ali que as crianças desenvolvem o seu conhecimento através de um espaço lúdico e dinâmico.
    Brincando ela explora o seu meio e se relaciona, dando asas a imaginação independente da realidade que vive.
    ROSA NOGUEIRA
    CEMEI ELZA MARIA

    Curtido por 1 pessoa

  12. LUCIMEIRE GROSSI

    O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança,pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, , estabelecendo desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
    O filme mostra diferentes culturas onde o desenvolvimento das crianças acabam sendo no mesmo período, porem em diferentes culturas.
    Sendo assim, nos educadores e os pais devemos ver o brincar não somente como lazer, mais sim um ato de aprendizagem.
    LUCIMEIRE GROSSI
    CEMEI ELZA MARIA

    Curtido por 1 pessoa

  13. Patricia Amorim da Silva Zavatti

    O que podemos ver é que independente da diversidade cultural das crianças, a ludicidade é muito importante, principalmente na educação infantil. Nessa fase, quanto mais áreas forem exploradas dentro da escola,melhor será a observação do desenvolvimento das crianças por parte dos profissionais. Sabemos que brincar desenvolve áreas que são de grande prioridade nos primeiros anos de vida e que farão parte do dia a dia da criança nas próximas fases e se bem trabalhadas, trarão bons resultados no futuro.

    Curtido por 1 pessoa

  14. Sueli Guimarães Alves de Jesus

    O brincar dentro do ambiente escolar é importante porque é uma atividade que estimula e proporciona o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e motor, assim os profissionais devem explorar para que cresçam com autonomia e criatividade, através de momentos com atividades lúdicas, jogos e brincadeiras.
    Podemos perceber através do vídeo que a criança se desenvolve mesmo em ambientes diferentes e cada ambiente é importante, mas é preciso que tenha estimulação e atenção necessária, por isso é importante o respeito a cultura de cada um, assim o brincar é também um processo de aprendizagem.
    Sueli Guimarães Alves de Jesus
    CEMEI Profª Elza Maria de Souza Fava Figueira

    Curtido por 1 pessoa

  15. Daniela Rodas de Paula Laurindo

    O que podemos observar no filme é que independente do ambiente em que vive a criança busca sempre executar suas tarefas de forma lúdica. E para que a criança possa se desenvolver e exercer sua capacidade de criar, é importante que haja riqueza e diversidade nas atividades que lhe são oferecidas na creche, seja ela voltada para educação ou o brincar. A brincadeira é para a criança algo sério e importante, pois é nas brincadeiras que ela fantasia, vive a realidade, recria o contexto em que vive.

    Curtido por 1 pessoa

  16. Jaqueline Lopes Andrade Bispo

    Sabe-se que o brincar é fundamental para o desenvolvimento saudável de toda criança. Por esse motivo, defender a brincadeira na escola e garantir o direito de participação em atividades lúdicas, é tarefa principal dos profissionais que atuam diretamente com crianças. Respeitar a infância é, sobretudo, olhar a criança como um ser de direitos, capaz de se desenvolver emocional, social e cognitivamente. Assim, promover condições para atingir objetivos específicos sobre o desenvolvimento de competências humanas, é uma missão que precisa ser encarada com seriedade. Proporcionar às crianças a exploração de espaços lúdicos ou a participação em brincadeiras deve ser o cerne do planejamento na educação infantil, pois, por meio do brincar, novas experiências são experimentadas e transformadas em aprendizagens.

    Curtido por 1 pessoa

  17. Talissa Cardozo

    Em conversa com minha equipe escolar todos chegaram a conclusão que, é muito importante para o desenvolvimento das crianças a ludicidade . Nessas brincadeiras que se desenvolvem , exploram o mundo ao seu redor e satisfazem seus desejos.
    Através das brincadeiras elas se comunicam, fazem descobertas,criam laços afetivos e ate sua auto-confiança, o ato de brincar faz com que as crianças aprendam e se desenvolvam de maneira prazerosa.
    O brincar de cada criança é diferente, e isso deve ser respeitado, independente da epoca,cultura ou classe social.
    Criança feliz é criança que brinca e se interage sem o fardo de agradar os outros a sua volta.O ato de brincar não pode ser apenas um passa tempo para distrair as crianças e sim um dever nosso de contribuir ainda mais para que se desenvolvam.

    Talissa Cardozo
    CEMEI- Dr. Abilio Calile

    Curtir

  18. Ana Paula da Silva Marcondes

    A ação de brincar é uma atividade muito importante na vida de uma criança, pois ela aprende enquanto brinca. O profissional da Educação Infantil deve estimular essa criança; independente do meio social e familiar que ela foi inserida, por meio de atividades lúdicas de relacionamento e percepção.
    Sendo assim, o brincar é de suma importância para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois desenvolve suas potencialidades e trabalha com a autonomia, organização, habilidade social, afetiva, cognitiva e física.

    Ana Paula da Silva Marcondes
    CEMEI Mercedes

    Curtido por 1 pessoa

  19. Keli Nascimento Antoniolo

    As brincadeiras dão a oportunidades das crianças refletirem sobre o mundo, é através do lúdico que elas ordenam, desordenam, destroem e reconstroem o mundo. Na minha unidade escolar podemos tornar o espaço lúdico, através das cores, formas, objetos e desenhos, estimulando a imaginação. Contando histórias podemos dar vida aos personagens, viajar a lugares, podendo ser o que quiser.
    Cabe a nós explorarmos os espaços físicos das unidades escolares através das brincadeiras, brinquedos cantados, teatros; para o desenvolvimento cognitivo das crianças, além da autonomia, desenvolvimento motor, afetividade e sociabilidade, proporcionar brincadeiras de acordo com o meio em que vivem, respeitando sua cultura e proporcionando novas experiências a elas.

    CEMEI José Modesto Sobrinho

    Curtido por 1 pessoa

  20. nayara lais machado andreoli

    O brincar e o brinquedo são direitos das crianças, esses que devem ser adequado a faixa etária e usados em momentos que possui um objetivo, não somente dispostos no chão sem nenhuma instrução e intervenção do educador. É através do brincar e do brinquedo que os brinquedos que os bebês se desenvolve, justificando tão importância são a presença deles durante toda infância da criança. Brincando as crianças criam autonomia, expressam desejos e se desenvolvem cognitivamente, ampliando assim a cultura lúdica.
    Portanto a criança que brinca bastante cria atitudes de liderança, aprende a se socializar, se tornar um ser atuante, consciente que nem sempre se ganha, que nem sempre se tem o que quer, que na vida há direitos e deveres a ser cumpridos.
    Nayara
    CEMEI OROZILIA

    Curtido por 1 pessoa

  21. Elis Mara Sessolo de Rezende

    O brincar é um direito de todos, e uma necessidade física pode se dizer também que é uma experiência complexa, rica e humana, sendo a fase do desenvolvimento humano mais importante. O ato de brincar é uma forma privilegiada onde a criança aprende e se desenvolve, construindo seu próprio jeito de ver o mundo, tornando o brincar uma atividade espontânea, natural e necessária. O professor deve participar de modo ativo nas brincadeiras das crianças, oferecer-lhes objetos interessantes, organizar ambientes de interação, completando e possibilitando novas ações e significados para as crianças. Elis, CEMEI Benedita.

    Curtido por 1 pessoa

  22. Lucimara Bueno

    Devemos, enquanto profissionais da Educação Infantil, proporcionar as crianças momentos de brincadeiras, nos assegurando previamente quanto a organização do espaço visando a segurança a sua segurança a fim de estimular seu desenvolvimento integral.
    É sabido que através das brincadeiras a criança se socializa, experimenta novas situações de descoberta e ampliam suas capacidades.
    A nós, profissionais da Educação, cabe ainda a responsabilidade de usar a brincadeira de forma programada, pautada em objetivos didáticos, previamente elaborados para que a ação de brincar não se torne apenas um passatempo para a criança, correndo o risco das crianças se desinteressaram pela brincadeira e de não se desenvolverem a partir dela.

    Lucimara Bueno
    CEMEI “Prof. Valter Peresi”

    Curtido por 1 pessoa

  23. Vandreane Paschoalão Zamonaro

    O professor é fundamental, pois favorece, planeja, organiza ambiente, promove a interação para que o brincar possa acontecer na criança desde muito cedo , facilitando assim sua aprendizagem e o seu desenvolvimento.
    Para a criança a brincadeira é de fundamental importância para seu desenvolvimento infantil, pois ela se torna capaz de transformar e produzir novos significados.
    Ao brincar as crianças aprendem a construírem e reconstruírem relações sociais, a interagir como sujeito competente, não é apenas uma questão de diversão, mas de educação, de socialização como membro participante e integrante de um grupo, e desenvolve e constroem suas potencialidades.

    Vandreane
    CEMEI BENEDITA ALVES DE OLIVEIRA

    Curtido por 1 pessoa

  24. Claudete da Silva

    Brincar faz parte do cotidiano das crianças , aproveitando isso o profissional da Educação Infantil utiliza diversas brincadeiras , brincadeiras cantadas, onde podem ser caracterizadas como formas de expressão. Cada criança tem seu mundo particular, e inserindo brincadeiras ,monitoradas e previamente planejadas é o melhor método de ensino aprendizagem. Elas tem sua cultura e diversidade própria, cabe ao profissional da Educação ter discernimento ao preparar as brincadeiras de maneira que vá conduzir para um desenvolvimento amplo com anseio de formar cidadãos críticos.

    Curtido por 1 pessoa

    • Claudete da Silva

      Brincar faz parte do cotidiano das crianças , aproveitando isso o profissional da Educação Infantil utiliza diversas brincadeiras , brincadeiras cantadas, onde podem ser caracterizadas como formas de expressão. Cada criança tem seu mundo particular, e inserindo brincadeiras ,monitoradas e previamente planejadas é o melhor método de ensino aprendizagem. Elas tem sua cultura e diversidade própria, cabe ao profissional da Educação ter discernimento ao preparar as brincadeiras de maneira que vá conduzir para um desenvolvimento amplo com anseio de formar cidadãos críticos. CEMEI José modesto sobrinhos

      Curtido por 1 pessoa

  25. Gabriela Manfrim

    Toda criança na primeira infância tem a necessidade de um espaço lúdico. É através do brincar e do brincar com… que a criança cresce, que se da a aprendizagem e que a criança consegue se interagir com os outros e com o mundo. Devemos trabalhar e explorar o ambiente, espaço e material que possuímos, pois cada escola possui seu espaço físico e material pedagógico de grande valia. O espaço escolar juntamente com a criatividade dos profissionais da educação oferece condições para explorarmos o potencial lúdico das crianças
    Gabriela Manfrim
    CEMEI LUIZA GIACOMINI.

    Curtido por 1 pessoa

  26. BRUNA ROBERTA HONGARO ZANETTI

    O brincar deve fazer parte do processo de formação da criança, o brincar propõe liberdade de movimento, crescimento, desenvolvimento motor, intelectual, social e moral, aprendizado. Antunes (2009, p.31) diz que jamais se brinca sem aprender. E o professor como precursor da aprendizagem da criança deve proporcionar momentos de brincadeiras, elas necessitam disso e certamente aprenderão com muito mais facilidade. O professor pode utilizar o brincar para ensinar quantidades, trabalhar cores, números, sons. A diversificação dos brinquedos e coisas (não somente brinquedos, mas caixas, tampinhas, panelas) para as crianças manusearem, a contação de historias, teatros, a utilização de locais diferenciados e os cantinhos de brinquedos proporcionam um brincar mais alegre.

    Bruna Roberta Hongaro Zanetti
    CEMEI Profª Elza Maria de Souza Fava Figueira

    Curtir

    • Carla Cristina Ramos

      A criança aprende enquanto brinca, e de alguma forma a brincadeira se faz presente na vida dela. Através das brincadeiras elas conseguem extravasar suas tristezas e alegrias, angústias, entusiasmos, passividades e agressividades. O brincar é essencial pois através dele a criança consegue desenvolver cognitivamente, socialmente, biologicamente e afetivamente. Nós profissionais da educação temos que oferecer espaços e tempo para as brincadeiras espontâneas das crianças permitindo assim conhecer as necessidades, os interesses, os repertórios e os potenciais de cada uma. E assim através dessas manifestações ludicas propiciar a oportunidade de repensar e adequar proposta que melhor atende as suas necessidades visando seu desenvolvimento pleno.
      Carla Cristina Cemei Maria Lygia

      Curtido por 1 pessoa

  27. Andressa Cristófalo

    De acordo com o que estudamos e assistimos no documentário a criança brinca e se desenvolve não importa seus recursos.
    Sendo assim podemos fazer o mesmo na escola, não importando se temos muito ou pouco recursos.
    Seja nos cantos montados com brinquedos e materiais diversos, onde a criança libera sua imaginação ou mesmo em atividades elaboradas com objetivos específicos e dirigidos pelos educadores a criança desenvolve suas habilidades afetiva, cognitiva e motora.
    Andressa Cristófalo
    CEMEI Ana Ferreira

    Curtido por 1 pessoa

  28. Maira Blanco

    Maira Blanco

    Preciso conhecer o meio em que a criança vive e sua cultura e explorar através de brinquedos e brincadeiras, permitindo o seu melhor desenvolvimento. Com atividades livres (faz-de-conta) ou atividades dirigidas.

    CEMEI TERRUEL

    Curtido por 1 pessoa

  29. Rosângela Carvalho da Silva

    O profissional da educação infantil pode utilizar de brinquedos confeccionados com sucatas e típicos de cada região como por exemplo o VAI e VEM, explorando diversos materiais e contribuindo com o meio ambiente.
    O Profissional da educação pode trabalhar diversos eixos, como por exemplo: o trabalho em equipe (ao pedir para que pequenos grupos confeccionem seu Vai e Vem), que certamente em todas as ocasiões contribuirá para um melhor desenvolvimento da criança.
    Entendemos que tanto as brincadeiras livres ou espontâneas quanto aquelas apoiadas pelos adultos podem ter um efeito positivo no desenvolvimento da criança dentro do contexto escolar e familiar, como por exemplo: As crianças adoram brincar de jogos de faz de conta.

    Curtido por 1 pessoa

  30. adriana

    Muitas crianças ficam o dia todo na creche,e este se torna o único ambiente onde ela podem expressar seus sentimentos, emoções e auto estima,pois quando chegam em casa já quase é hora de dormir ou ficam em frente a televisão para que seus responsáveis cuidem de seus afazeres, assim, não disponibilizam seu tempo para ouvir e brincar com seus filhos. A instituição deve possibilitar um espaço lúdico, agradável e seguro auxiliando no seu processo de desenvolvimento como um todo.
    Adriana
    CEMEI ORIZÍLIA

    Curtido por 1 pessoa

  31. Juçara Ap. G. Martins Mariotti

    Nesta apresentação, fica clara a grande diversidade cultural existente entre os povos e consequentemente nos modos de criação e convivência em suas regiões. Tradições, higiene, educação e cuidados primários são evidentes distâncias entre as nações. É notável também que questões relativas à cuidados com limpeza e desenvolvimento físico e educacional são aparentes no que diz respeito às condições de cada nação, ou seja, desenvolvidos ou subdesenvolvidos, ou ainda em estado de pobreza e miséria total. Em que diz respeito ao desenvolvimento das crianças, a infra-estrutura é de alta relevância. Instituições como a nossa, que contam com parques, solário, salas e espaço para brincadeiras reúnem condições que auxiliam e fazem diferença na contribuição do desenvolvimento da criança. JUÇARA AP. G. MARTINS MARIOTTI – CEMEI JOSÉ MODESTO SOBRINHO

    Curtido por 1 pessoa

  32. Gilmara Ap. Salustiano Damaceno

    Estar criança….
    Etapa da vida repleta de explorações, descobertas, desafios, construções e reconstruções. O mecanismo que a criança usa para alcançar estes objetivos nada mais é que o brincar. É brincando que a criança explora e descobre o mundo. Algo que acontece de maneira natural, como ficou bem evidente no vídeo.Não esquecendo das diferenças culturais, pois cada cultura possui suas peculiaridades, porém, de um modo ou de outro a criança encontrará condições de interagir com o meio que a cerca. Faz isso reproduzindo o seu cotidiano, apreendendo e aprendendo. Quando falo em aprendizagem logo me remeto a escola, É na escola que o brincar toma um novo significado, o brincar só por brincar não é mais suficiente. Sabendo que, o ato de brincar libera um neurotransmissor chamado noradrenalina, que possui a função de deixar a criança atenta e pronta para ação, facilitando o aprendizado.
    Portanto é necessário que educador encontre diferentes formas, envolvendo as crianças em atividades significativas, onde haja entrega de ambos. O importante não é a ação em si, mas o que dela resultou.
    Há um tempo atrás em uma roda de conversa com crianças do contra turno, perguntei porque elas brincavam, uma delas me respondeu, ” agente brinca pra ser feliz”.

    C.E.M.E.I Prof. Floriano Marzochi

    Curtido por 1 pessoa

  33. CLEUSA TONIN CEVADA DA SILVA

    É através das brincadeiras que a criança desenvolve suas habilidades para lidar com sentimentos e emoções. Passam a compreender como se organizam os grupos sociais e o funcionamento de suas regras, por isso é importante que o educador participe junto às crianças dessas brincadeiras, para que possa mediar o seu aprendizado e melhor avaliar o seu desenvolvimento.
    A cultura de cada criança designa os modos das brincadeiras e do brincar, no entanto sendo direito da criança o brincar acontece em todos os lugares naturalmente.
    Cleusa Tonin Cevada da Silva
    CEMEI OROZILIA

    Curtido por 1 pessoa

  34. Giane da Silva Franco

    No brincar a criança explora o espaço e os objetos a sua volta, isso possibilita a interação com o meio (objeto e pessoa/mediador), dessa forma constrói sua autonomia e socialização.
    Independente da região e cultura, a criança desenvolve seu brincar com o espaço e objetos do seu meio, levando em consideração seus valores.
    Assim nós como educadores tentamos enchergar o que o espaço em que estamos inserido nos proporciona, organizando objetos/brinquedos, montando cenário, brincadeiras, cantigas, as quais desenvolve na criança a linguagem e expressão.
    Giane da Silva Franco
    Cemei Valter Peresi

    Curtido por 1 pessoa

  35. Jeiza Grazieli da Costa

    A criança é muito esperta, curiosa e isso independe da classe social, econômica e cultural em que vive. O educador pode e deve explorar todos os ambientes e materiais disponíveis por mais simples que pareçam. Brincar não é apenas um passa tempo ou um período de descontração, ele é um aliado a aprendizagem já que a criança aprende enquanto brinca. E durante as brincadeiras acontece a socialização, a interação e o desenvolvimento que acontece de maneira gradativa, no tempo de cada criança.

    Curtido por 1 pessoa

  36. Jeiza Grazieli da Costa

    A criança é muito esperta, curiosa e isso independe da classe social, econômica e cultural em que vive. O educador pode e deve explorar todos os ambientes e materiais disponíveis por mais simples que pareçam. Brincar não é apenas um passa tempo ou um período de descontração, ele é um aliado a aprendizagem já que a criança aprende enquanto brinca. E durante as brincadeiras acontece a socialização, a interação e o desenvolvimento que acontece de maneira gradativa, no tempo de cada criança. Jeiza Grazieli – CEMEI José Modesto Sobrinho.

    Curtido por 1 pessoa

  37. Elisa D. Vicentin

    O brincar é um ato muito importante que vai muito além da simples fantasia. Enquanto um adulto vê apenas uma criança empilhando bloquinhos, brincando com um boneco, para a criança aquilo significa experimentar as possibilidades de construir, de viver e conhecer novas cores, novos mundos, novos valores, formatos e texturas. “Para a criança, brincar é um processo permanente de descoberta.” – Tião Rocha

    Curtido por 1 pessoa

  38. Leandra Crepaldi Medina

    As crianças tendo a oportunidade de brincar estarao mais preparados emocionalmente para controlar suas atitudes e emoçoes dentro do contexto social , obtendo assim melhores resultados gerais no desenrolar da vida.
    .”A criança recria a realidade”.

    Curtido por 1 pessoa

  39. Ana das Dores Ghiotto

    Vimos no filme que cada criança (família) tem a sua complexidade (situação social, cultural, econômica) mas que o despertar e a busca para o conhecimento vem em qualquer circunstância em que ela vive e com o que ela tem. Em nossos espaços lúdicos podemos trabalhar e aprimorar esses conhecimentos para nossas crianças através de brincadeiras, canções e histórias. Exploração do espaço usando até mesmo materiais do nosso cotidiano. Ajudando assim seu desenvolvimento e habilidades.

    Curtido por 1 pessoa

  40. Daniela Mequi

    O brincar é fundamental para que a criança tenha infância, e é papel do profissional da educação utilizar as “ferramentas do brincar” brincadeiras, leitura e contação de histórias, cantigas de roda… para estimular o desenvolvimento saudável das crianças.
    Daniela Mequi
    CEMEI “Luiza Giacomini”

    Curtir

  41. Mariana Lisbôa Fefin Caetano

    Por meio das atividades lúdicas,as crianças comunica-se consigo mesmo e com o mundo onde está inserida, aprende a respeitar, obedecer comando,estabelecer relações sociais,construindo assim conhecimento e se desenvolvendo integralmente.O brincar na educação infantil e muito importante pois assim a criança desenvolve habilidades,aprende brincando.
    Mariana Lisbôa CEMEI Elza Maria

    Curtir

  42. Daniela Donato - CEMEI Helena Buzato

    Ao imitar e fazer de conta no momento das brincadeiras e no cotidiano a criança cria e recria situações da realidade na qual está inserida, desse modo aprende e se desenvolve. Portanto o brincar deve ser estimulado para que a criança desenvolva suas habilidades de forma integral.

    Daniela Donato – CEMEI Helena Buzato

    Curtir

  43. Karina Silveira dos Reis Santos

    A criança no ato de brincar se comunica consigo mesma e com o mundo, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e se desenvolve integralmente, e desenvolve a socialização. Cada uma se adequa com sua realidade e com os meios oferecidos.

    Karina Silveira — CEMEI Aracy

    Curtir

  44. Bruna Moreti

    Por meio da ludicidade a criança começa expressar – se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança e sendo liderados e compartilhando sua alegria de brincar.

    BRUNA MORETI ( IRMÃ ELVIRA )

    Curtir

  45. Paula Ferreira

    O brincar é muito importante pra o desenvolvimento da criança, pois através das brincadeiras desenvolve muitas habilidades e ajuda a construir sua autonomia e socialização.
    Não importa a cultura ou meio social, todas as crianças acham uma forma de brincar usando sua criatividade e imaginação.
    São muitas formas que podemos trabalhar com nossas crianças o brincar, e com isso contribuir para seu desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e intelectual.

    CEMEI Valter Peresi
    Paula Ferreira

    Curtir

  46. Gislaine Braga de Paula Ferraz

    O lúdico na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento da aprendizagem. A atividade lúdica desenvolve na criança várias habilidades como a atenção, memorização, imaginação, enfim, todos os aspectos básicos para o processo da aprendizagem, que está em formação. Sendo a educação infantil a base da formação sócio educacional de todo cidadão, o lúdico se constitui num recurso pedagógico eficaz que envolve o aluno nas atividades, permitindo a criança se desenvolver cognitivamente. Trabalhando com jogos e brinquedos, os professores terão uma ferramenta indispensável para o trabalho cotidiano na aprendizagem de seus alunos. O documentário nos permite analisar a vida de algumas criança diante da sua cultura, do meio social e das condições financeiras em que estão inseridas, podemos identificar várias maneiras de como elas brincam, os diversos tipos de brinquedos e a maneira de como cada uma se desenvolve com o que é apenas lhe oferecido. O brincar estar presente presente e faz parte da vida da criança independente da sua crença, cor, raça, cultura ou costumes, ser criança é brincar, ser criança é aprender com as descobertas, ser criança é construir sua própria brincar e tornar o seu próprio brincar significativo para a sua aprendizagem.

    Curtir

  47. Cristiane Cibele Rodrigues Castrequini - CEMEI "Professora Orozília do Carmo Ferreira"

    Conversando com a equipe do CEMEI Orozília, pudemos refletir sobre a importância da inclusão de jogos e brincadeiras como estratégias pedagógicas, já que a Educação Infantil é uma fase fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. A brincadeira é extremamente benéfica no processo de ensino-aprendizagem, pois, cria-se um espaço de interação no qual a criança experimenta e internaliza a compreensão de vários sentimentos e conhecimentos. O filme nos mostra como o sentimento do brincar é nato nas crianças, pois, mesmo no trabalho ou em diversas culturas, as crianças sempre buscam a brincadeira como forma de expressão, portanto, nós como educadores precisamos estimular de forma prazerosa e segura as brincadeiras e jogos para que a criança tenha a oportunidade de construir o seu próprio conhecimento.

    Curtir

  48. Selma Daniela Bonfim Silva

    A ação do brincar dentro de uma instituição de educação infantil deve ser explorada em todos os momentos, pois é uma das muitas linguagens que a criança possui, e é através dela que se reflete e se constrói sua percepção de mundo, suas vontades, experimentações, angústias, sensações, enfim. O brincar pode ser trabalhado em uma brincadeira, em uma cantiga, em objetos prontos ou construídos. Deve ser proposto como um desafio à criança, instigando sua criatividade, sua imaginação. Assim possibilitamos às crianças o desenvolvimento de sua autonomia, da criticidade, da responsabilidade, da cooperação, da construção do próprio pensamento . Selma Daniela Bonfim Silva – CEMEI “Luiza Giacomini”

    Curtir

  49. Carmen Ramos "Cemei Orozilia"

    Os profissionais da educação podem propor brincadeiras que estimulem o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. O brincar é de extrema importância para eles, porem deve sempre ser intermediado para que a criança aprenda desde cedo as regras sociais que a cercam.

    Curtir

  50. Jaqueline Neves Coquí Gonçalves

    O brincar possibilita o desenvolvimento, não sendo somente um instrumento didático facilitador para o aprendizado, já que os jogos e brincadeiras influenciam em áreas do desenvolvimento infantil como: motricidade, inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade. É por meio das brincadeiras e dos jogos, que a criança constrói o seu universo, manipulando-o e trazendo para a sua realidade situações inusitadas do seu mundo imaginário.
    Através do brincar, as crianças desenvolvem saberes, resolvem conflitos, experimentam sensações, lidam com diferentes sentimentos e aprendem a conviver e a cooperar com um grupo. Na Educação Infantil o brincar é um potente veículo de aprendizagem experiencial, visto que permite, através do lúdico, vivenciar a aprendizagem como processo social. As brincadeiras, os brinquedos e os jogos são meios que a criança utiliza para se relacionar com o ambiente físico e social de onde vive, despertando sua curiosidade e ampliando seus conhecimentos e suas habilidades, independente de sua classe social e cultura em que está inserida.

    Jaqueline Neves – Cemei Orozília

    Curtir

    • Simone Martins Nogueira

      A criança é criança em qualquer lugar do planeta. Se desenvolverá de acordo com a cultura do meio em que vive, adquirindo assim características de seus pais ou responsáveis, do ambiente em que é criada. O Brincar é extremamente importante para o desenvolvimento emocional, social, afetivo, cognitivo e psico-motor da criança, pois todo brincar trabalha ludicamente todos esse aspectos. Com brincadeiras que trabalhem todos estes aspectos e mantendo sempre vivo o lado lúdico da criança contribuiremos para seu desenvolvimento.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s