Posts

Mapa do Brincar: um site repleto de cultura e brincadeiras

Como começou a brincadeira?

O Mapa do Brincar é uma iniciativa da “Folhinha”, suplemento infantil do jornal Folha de S.Paulo. O site reúne hoje 750 brincadeiras de todo o país.

A primeira versão do projeto foi lançada em maio de 2009, quando convidou crianças de todo o país a contar quais são suas brincadeiras. Um dos objetivos era descobrir se há semelhanças e diferenças entre o brincar no Brasil. De maio a julho do mesmo ano, a “Folhinha” recebeu 10.204 inscrições de crianças das cinco regiões do país, com participação maior do Sul e do Sudeste.

Em alguns Estados, a equipe da “Folhinha” também coletou brincadeiras diretamente com as crianças, mas sempre preservando os relatos infantis. Todo esse material enviado (ou coletado) foi lido e analisado por uma equipe de especialistas na área do brincar.

O site ganhou nova versão em dezembro de 2011, quando ampliou o repertório de brincadeiras coletadas pela equipe da “Folhinha” nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Cada brincadeira registrada neste site traz a indicação de sua origem, o que não quer dizer que ela seja só daquele lugar. A origem indica a cidade em que mora o participante que mandou a brincadeira.

Devido à extensão do país e ao rico repertório de brincadeiras das crianças, no entanto, há ainda sempre o que registrar. Por isso, se você conhece brincadeiras (ou variações) da sua região que não estejam no Mapa do Brincar, envie o material para mapadobrincar@uol.com.br. Você também pode enviar memórias do brincar em outras décadas e termos para o glossário das brincadeiras.

Clique aqui e acesse!

brincadeiras-regionais-brasil-cantiga-roda-folclore

Conheça o documentário: “O Começo da Vida”

O Começo da Vida é um filme que percorre os quatro cantos do mundo para mostrar a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada pessoa. Lançado no dia 05 de maio, o filme está em exibição nos cinemas e na plataforma VideoCamp.

Continue lendo “Conheça o documentário: “O Começo da Vida””

Teoria do desenvolvimento de Henry Wallon

A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. O autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência. Continue lendo “Teoria do desenvolvimento de Henry Wallon”

Desenvolvimento Infantil – Teoria Sócio-Histórica de Lev Vygotsky

sobre-vygotsky-psicologia-socio-hostorica-e-desenvolvimento-infantil-html

Para Vygotsky, a criança nasce inserida num meio social, que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros. Nas interações cotidianas, a mediação (necessária intervenção de outro entre duas coisas para que uma relação se estabeleça) com o adulto acontece espontaneamente no processo de utilização da linguagem, no contexto das situações imediatas. Continue lendo “Desenvolvimento Infantil – Teoria Sócio-Histórica de Lev Vygotsky”

Teoria Cognitiva de Jean Piaget

A Teoria Cognitiva foi criada pelo suíço Jean Piaget para explicar o desenvolvimento cognitivo humano. Essa característica da sua obra a tornou uma das maiores contribuições para a psicologia do desenvolvimento, pois muitos psicólogos incluindo Piaget tiveram a certeza que a construção do ser humano é um processo que vai acontecendo ao longo da vida das crianças. Continue lendo “Teoria Cognitiva de Jean Piaget”

Nasce Brinquedistas.com

Novidades em breve! Aguardem!