2ª Infância – 3 aos 6 anos de idade
O que esperar
Durante essa idade o mundo infantil se expande. As crianças fazem amigos e começam a conectar-se com mais adultos além daqueles que compõem sua família. Elas se tornam mais comunicativos, e utilizam a linguagem verbal com maior destreza. Elas querem explorar e aprender sobre tudo. É um momento crítico em seu desenvolvimento, assim pais e educadores desempenham um papel fundamental neste processo.
Desenvolvimento intelectual
- Jogo simbólico é um marco notável desta fase.
- As crianças começam a nomear cores e começar a entender contagem simples.
- É importante estimular o desenvolvimento intelectual da criança por meio da leitura em voz alta diariamente.
- Crianças gradualmente começam a entender o conceito de tempo.
- Aos 3 anos de idade, pré-escolares já sabem 300 palavras. Esse vocabulário se expande para 1.500 palavras aos 4 anos, e 2.500 palavras aos 5 anos. Deste modo é importante estimular o desenvolvimento da linguagem por meio da leitura, dialogando, e interrogando-os.
Desenvolvimento físico
- Pulam, escalam, balançam, dão cambalhotas e muitos outros avanços no desempenho motor são verificados nesta fase. Aos 5 anos, muitas crianças podem ficar em um pé durante pelo menos 10 segundos consecutivos.
- As crianças podem desenhar uma pessoa com até quatro partes do corpo. Elas desenham círculos e começar a aprender como copiar um quadrado e algumas letras maiúsculas. Também aprendem a usar a tesoura.
- As crianças muitas vezes se frustram por querer realizar algum desafio motor e não conseguir ainda. Assim, elas tem muitas quedas e acidentes.
Desenvolvimento Social
- A interação com outras crianças aumenta.
- Uma grande parte do desenvolvimento social ocorre por meio de jogos de fantasia e imaginação.
- Crianças dessa faixa etária precisa aprender a lidar com o conflito e como resolver problemas sem tanta emoção.
Desenvolvimento emocional
- Os pequenos não diferenciam ainda muito facilmente a fantasia da realidade, por este motivo podem apresentar comportamentos repletos de emoção sobre seu imaginário. Por não saber a diferença entre fantasia e realidade os “monstros imaginários” sob a cama ou no escuro são tão assustadores para elas como uma ameaça real.
- Tome as emoções do seu filho ou educando a sério. Ajude-os fazer o sentido de suas emoções. Alguns pré-escolares podem ter comportamentos agressivos e fazer birras constantes. Acalma-los e ensina-los a lidar com suas emoções fortes é fundamental.
- Consulte um pediatra se a criança é extremamente agressiva ou apresenta muito medo nessa idade.